5 curiosidades sobre São Paulo

5 curiosidades sobre São Paulo

Quer saber mais sobre a “Terra da Garoa”? Então leia esse texto que você vai adorar as curiosidades que essa metrópole tem. 

São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil, é sua capital econômica e é o lar de diversos movimentos artísticos, diferentes formas de turismo. Em SP sempre tem algo a se fazer, algo novo para conhecer. Por isso reunimos 5 informações divertidas sobre a nossa queridinha metrópole. 

A maior cidade Brasileira

A cidade de São Paulo possui 12,18 milhões de habitantes, mas se considerarmos a região metropolitana, conhecida como a Grande São Paulo, que inclui 39 municípios localizados ao redor da capital os habitante vão a 21,57 milhões. 

A cidade foi fundada no dia 25 de janeiro de 1554, e desde então recebeu imigrantes do mundo inteiro. Hoje existem marcas culturais, gastronômicas e arquitetônicas de 70 nacionalidades.

Capital gastronômica do Brasil 

São Paulo é o lar de 20 mil restaurantes, é a cidade brasileira com mais estabelecimentos no país, e também a com maior variedade de estilos, são 52 nacionalidades representadas gastronomicamente. 

Alguns bairros são conhecidos tradicionalmente pela gastronomia típica de alguns países. É o caso do Bixiga, um bairro do centro de São Paulo  que foi formado por imigrantes italianos em 1878 e hoje é conhecido por sua tradição italiana, inclusive gastronomicamente. A maior parte das trattorias e cantinas italianas estão localizadas lá. O bixiga é a casa da maior festa tradicional italiana da cidade, a Festa da Achiropita. 

Também é o caso do Brooklin, que foi um bairro onde os imigrantes alemães se instalaram quando chegaram a São Paulo, e por isso hoje sedia a maior festa alemã da cidade de São Paulo, o MaiFest e é casa de diversos restaurante que homenageiam a culinária alemã. 

Quer pedalar?

Atualmente, São Paulo possui 503,6 km de rotas cicloviárias, sendo 473,3 km de ciclovias e ciclofaixas e 30,3 km de ciclorrotas. Essa malha se mantém desde 2016. No final de 2019 foi lançado o Plano Cicloviário, que previa acréscimo de 173 km da malha cicloviária e também melhorias e reformas em 310 km já existentes. 

De busão vamos a qualquer lugar

O sistema de ônibus da cidade de São Paulo é o maior da América Latina, não só pela frota de 14.075 veículos, mas também pelo número de passageiros a embarcarem por dia. São 8,7 milhões de embarques diários. 

A maior linha em funcionamento tem 78,3 km de extensão nos dois sentidos, ou seja, ida e volta somam 156,6 km, essa é a  477P/10 Ipiranga – Rio Pequeno. Em contraste, a linha 372F/10 Univ. São Judas Tadeu – Metrô Bresser   soma 3,2 km de extensão, ida e volta. 

Museus e mais museus…

 Você sabia que São Paulo é a 5ª cidade com mais museus no mundo? Sim! São 110 museus, e não são só os de arte. São Paulo tem uma variedade enorme de estilos museus, entre eles o da Imagem e Som, o Museu da Língua Portuguesa, e muitos mais. 

Mas para os apaixonados por arte, São Paulo não deixa a desejar, o Museu de Arte de São Paulo é a casa do que é considerado a coleção mais importante do Hemisfério Sul, com telas de Renoir, Velzázquez, Manet e Degas. 

Deixe uma resposta