Música e cultura em casa

Música e cultura em casa

Nós sabemos que esse tempo em casa não é fácil, mas é um sacrifício necessário para que essa pandemia passe, e vai passar. O necessário é preencher os dias e se ocupar, dessa forma podemos cuidar de nossos corpos e mentes. Nós fizemos um compilado de conteúdo gratuito disponível para todos. 

Cultura

Museus e galerias de arte estão fechados, mas você sabia que diversos deles possuem tour virtual? Sim! Você pode visitar essas instituições, viajar e aprender de dentro da sua casa. Aqui vai uma lista deles:

A primeira dica é um site e aplicativo chamado Google Arts and Culture que é uma iniciativa do google para implementar sua tecnologia do street view em galerias de arte em museu. Alguns dos acervos que serão citados utilizam essa ferramenta. 

Brasileiros:

  1. Pinacoteca 

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Esse é o museu mais antigo da cidade, fundado em 1905. O tour virtual disponibilizado pela instituição da acesso ao acervo permanente, infelizmente não podemos ver as exposições itinerantes, mas ainda assim vale a pena.

2. MASP 

O Museu de Arte de São Paulo, localizado na Av. Paulista possui atualmente um acervo com mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas. Seu tour virtual está disponível na plataforma Google Arts and Culture e disponibiliza 6 histórias, 6 coleções e um acervo com mais de mil imagens. 

3. Museu do Amanhã 

O Museu do Amanhã, localizado no Rio de Janeiro, é um museu de ciências que oferece uma narrativa sobre como poderemos viver e moldar os próximos 50 anos orientados pelos valores éticos da sustentabilidade e da convivência.  Seu tour virtual explora sua exposição principal e toda sua estrutura arquitetônica. 

4. Instituto Inhotim 

O Instituto Inhotim é considerado o maior museu a céu aberto do mundo e um dos mais importantes acervos de arte contemporâneos no Brasil. Ele fica localizado em Brumadinho, Minas Gerais. Seu tour virtual também está disponível na plataforma Google Arts and Culture.

5. Museu Oscar Niemeyer (MON) 

O Museu Oscar Niemeyer fica em Curitiba, Paraná. Seu acervo abriga aproximadamente 7 mil obras das áreas de artes visuais, arquitetura e design. Esse é considerado o maior museu da América Latina com 35 mil metros quadrados de área construída. Seu projeto foi feito pelo renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Seu tour virtual da acesso não só ao acervo permanente, como também às exposições passadas. 

6. Museu de Arte Moderna (MAM) 

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é dedicado à vanguarda e ao experimentalismo. Seu acervo contém mais de 10 mil obras e abriga consideráveis movimentos artísticos brasileiros. O tour virtual também está disponível pelo Google Arts and Culture.

7. Museu Imperial 

O Museu Imperial, ou Palácio Imperial, fica localizado no Rio de Janeiro e é o principal acervo do país relativo ao Império Brasileiro. Seu tour virtual disponibiliza uma visão 360º e uma visita interativa. 

8. Museu Afro Brasil 

O Museu Afro Brasil fica no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Seu acervo abriga mais de 5 mil obras do universo africano e afro-brasileiro, que destacam a perspectiva africana na formação do patrimônio, identidade e cultura brasileira. Em seu site o museu disponibiliza um acervo digital e seu tour virtual é disponibilizado pela plataforma Google Arts and Culture. 

Outros museus brasileiros a disponibilizarem tours virtuais são o Museu Nacional de Belas Artes, do Rio de Janeiro e o Museu do Futebol, em São Paulo.

Internacionais: 

  1. Louvre

O Museu do Louvre, localizado em Paris (França) é o maior e um dos mais famosos museus do mundo. Seu acervo possui mais de 38 mil obras de todo o mundo. Seu tour virtual da acesso a todas as salas do museu e a todo o acervo.

2. Metropolitan Museum of Art (MET) 

O Metropolitan Museum of Art, conhecido como MET, fica localizado em Nova York (EUA). Sua acervo contém 5 mil anos de história, as obras vão de civilizações primitivas a arte contemporânea. Seu tour virtual disponibiliza audios explicativos, imagens 360º, fotos das coleções, é muito completo.

3. Museu do Vaticano

O Museu do Vaticano fica na cidade do Vaticano. Sua acervo conta a história do catolicismo e sua arquitetura é grandiosa. Seu tour virtual da acesso 360º a todas as capelas e salas de exposição.

4. Casa de Anne Frank 

A Casa de Anne Frank é um museu bibliográfico em Amsterdam (Holanda) sobre a vida de uma menina judia que se escondeu com os pais durante a segunda guerra mundial.  Seu acervo digital da acesso a todas as partes do museu, inclusive de um vídeo diário.

Outras exposições muito interessantes disponíveis virtualmente são o museu d’Orsay, em Paris (França), o National Air and Space Museum, em Washington (EUA), a Galeria Uffizi, em Florença (Itália), o Museu da Acrópole, em Atenas (Grécia), o MoMa, em Nova York (EUA) e o Van Gogh Museum, Amsterdam (Holanda).

Música 

A música tem um poder especial de levar felicidade às pessoas. Nesse tempo em casa, nada melhor do que dar uma animadinha com os artistas que você gosta, por isso fizemos uma agenda com as lives que vão acontecer nesse final de semana de Páscoa. 

Quinta-feira 09/04

20h – Péricles – em seu canal no YouTube

20h – Dj Pedro Sampaio –  em seu canal no YouTube

21h – Bruno e Marrone –  em seu canal no YouTube

Sexta-feira 10/04

20h – Marcos e Belutti – em seu canal no YouTube 

20h – KLB – em seu canal no YouTube

Sábado 11/04

17h – Dennis Dj – em seu canal no YouTube

17h – Jads e Jadson – em seu canal no YouTube

20h – Gusttavo Lima – em seu canal no YouTube

Domingo 12/04

16h – Turma do Pagode – em seu canal no YouTube

18h – Zé Neto e Cristiano – em seu canal no YouTube

Deixe uma resposta

Fechar Menu